Se antes servia apenas para cozinhar, agora é um dos centros de tudo, onde se fazem algumas refeições e se recebem os amigos, enquanto preparamos uma saborosa refeição. Se vais remodelar a tua este ano, ou se apenas gostas de estar por dentro do mundo da decoração, deixo aqui algumas das tendências para 2021

Uso de cores e materiais intemporais

A aposta este ano passa muito por ambientes de linhas modernas, em cores e materiais clássicos e que trazem sempre elegância à cozinha, quer seja hoje, quer seja daqui a dez anos. Materiais como o mármore e o granito continuam em alta na decoração destes ambientes, porque são duráveis, resistentes e fáceis de manter. Nas cores, o branco, o bege e o preto ainda são as mais utilizadas

Aproveitamento do espaço

A criação de soluções de arrumação em recantos menos aproveitados da cozinha permite tirar o máximo partido da divisão, criando-se mais espaço de arrumação. Uma das grandes tendências deste ano é precisamente essa: olhar para as cozinhas como um espaço que deve estar perfeitamente integrado na divisão e ser o mais funcional possível, e criando-se soluções à medida para a família. 

Iluminação bem pensada

Hoje a iluminação é bem planeada e pensada. Assim, para além da iluminação geral, aposta-se muito na iluminação pontual, com candeeiros a darem destaque à ilha de cozinha iluminação embutida em armários para tornar a preparação de alimentos mais fácil à noite, e até a instalação de trilhos de luz.

Apostar numa ilha de cozinha

A ideia é que as ilhas de cozinha funcionem como um elemento agregador da família e de eventuais convidados.  Em mármore, com um tampo diferente da restante bancada ou até com armários noutra cor são cada vez mais utilizados.  

Estilo industrial

A aposta em bancadas de aço inoxidável, instalação elétrica à vista, paredes em tijolo e piso em cimento queimado. O cimento queimado é também cada vez mais utilizado em bancadas de cozinha. Mas não precisas de fazer uma remodelação completa para aderir a esta tendência.  Se gostas do aspeto visual do cimento queimado, sabe que este pode ser aplicado por cima do piso que já tens, é muito resistente, fácil de limpar e duradouro. 

Tendências de decoração de cozinhas para 2021 — idealista/news